Home

Fatima Revisited

On the Edge of a Lifetime

The Opening Eye

The Imaginal Cosmos

Fatima and Science

Templates

The Leaf

From Shoreline to Mainstream

Blinded by Starlight

Reviews & Monographs

Research Interests

Work in progress

Background to Writing

List of Main Publications

Clubs & Societies

Astrology

Frank McGillion

FÁTIMA and SCIENCE

A Multidisciplinary inquiry of the Religious Experiences

Frank McGillion et al


Fernando Fernandes/Joaquin Fernandes/Raul Berenguel
(Editors)
Colecção "Science and Conscience" - II

The possible causes of the phenomena of Fátima
Format:
16,2X23 cm | Nº of Pages: 224

Price: Euro-17,00
1ª Edition: November 2003
ISBN: 972-97760-28-5

An account of the possible physical, psychological and phenomenological factors associated with the experiences at Fatima in Portugal.

 

Purchase - Encomendar -

O S  A U T O R E S:

Joaquim Fernandes, docente na Universidade Fernando Pessoa, membro do Centro Trandisciplinar de Estudos da Consciência. Mestre em História Moderna e Doutorando em História Contemporânea na temática do “Imaginário Extraterrestre em Portugal”. É co-editor da revista Cons-Ciências, publicada pelo CTEC. Interessa-se pela fenomenologia comparada e a antropologia de um vasto leque de experiências visionárias, laicas e religiosas, com destaque para aparições marianas de Fátima sobre as quais escreveu três obras em co-autoria com Fina d’Armada. 

Saskia Bosman, investigador da Foundation of Environmental Consciousness, em Gravelnd. Holanda e do International Institute of Inclusive Science, além de responsável pela SOTHIS Research. Doutorado em Biologia conta com o apoio da Academia Holandesa das Ciências, em Amesterdão, para aprofundar o estudo da glândula pineal em termos de estímulo-resposta nos seres humanos. O seu projecto prevê também a medição de dados fisiológicos no decurso de estados alterados de consciência, como por exemplo, a meditação.

Janet Elizabeth Colli, psicoterapeuta especializada em várias stuações de Stress Pós-Traumático, tem participado em diversas comissões de avaliação universitária em Psicologia, nos EUA. Doutorada em Psicologia Clínica é autora de artigos especializados na área das experiências de quase-morte. Tem investigado a comunicação inter-espécies e terapias assistidas com animais, em especial para crianças pacientes de cancro. O seu trabalho prolonga-se nas áreas das experiência e espiritualidade transpessoais.

 

Michael Persinger, investigador responsável pela programa de Behavioral Neuroscience, na Universidade Laurentian, em Ontario, Canadá. Doutorado em Psicologia Fisiológia, especializou-se em Neuropsicologia Clínica por forma a integrar as várias disciplinas nas abordagens laboratoriais. É considerado um pioneiro e autoridade no estudo dos efeitos de campos electromagnéticos (ELF e VLF) nos comportamentos dos indivíduos, associados às crenças religiosas, onde se inclui a relação ambiente-organismo humano. É autor de mais de 200 artigos científicos e seis livros na sua especialidade.

Gilda Moura, psicoterapeuta especializada em hipnose e regressão de vivências passadas, dedica-se ao tratamento de situações traumáticas e experiências extraodinárias. Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho, fundou o Centro de Estudos de Estados Alterados de Consciência, no Rio de Janeiro. Nos EUA trabalhou como consultora da Kairos Foundation, de Chicago e co-dirigiu um projecto sobre os EAC’s e a “cartografia” cerebral dos centros afectados, em quatro grupos distintos de sujeitos: contactados-abduzidos, cirurgiões paranormais, médiuns e membros da Igreja do Santo Daime.

Jacques Vallee, astrofísico e especialista em sistemas de informação, dirigiu o projecto Arpanet, que antecedeu a actual Internet, para o Departamento de Defesa americano. Foi consultor de agências governamentais nos EUA, como a National Science Foundation e a NASA, onde desenvolveu o primeiro mapa de Marte, bem como em França, nas áreas da alta tecnologia, participando como consultor em várias empresas e universidades, como Stanford. Doutorado em Ciências da Computação, escreve sobre fronteiras da ciência, tendo sido galardoado com o Prémio Júlio Verne de ficção científica. 

Mário Simões, psiquiatra e docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, investiga os estados modificados de consciência e a psicologia transpessoal, sendo dirigente da ALUBRAT. Licenciado em Antropologia e Etnologia pela Universidade Técnica de Lisboa é Mestre em Psiquiatria e Doutorado em Medicina (Psiquiatria), tendo feito a sua formação em clínicas universitárias de Zurique, Viena e Madrid e no Instituto de Freiburg. Tem participado na organização dos Simpósios “Aquém e Além do Cérebo”, promovidos pela Fundação Bial.

Eric Davis, investigador do Warp Drive Metrics, em las Vegas, Nevada, director de investigação no National Institute for Discovery Science, desenvolve trabalhos teóricos em Física avançada e em novos meios de propulsão para eventual aplicação na navegação interestelar. Doutorado em Física, tem participado em diversos programas de observação astronómica e de projectos espaciais da Universidade de Tucson, relativos ao estudo da mangnetiesfera de Júpiter e de investigação de Urano e Neptuno. É consultor da NASA e da USAF, entre outras agências da indústria aeroespacial.

Ryan J. Cook, investigador do Departamento de Antropologia da Universidade de Chicago, USA. Mestre em Antropologia na área do xamanismo, doutorando na mesma área, tem estudado os aspectos cultuais das novas “religiões seculares”. Tem publicado trabalhos am Antropologia da Religião e de Sociologia envolvendo a investigação etnográfica das realidades culturais americanas e latino-americana. Interessa-se pelas implicações humanas da Ciência, da convergência entre a Tecnologia e a Espiritualidade nas novas religiões, bem como pelos novos movimentos religiosos, cultos extraterrestres e os media. 

Andrzej Brodziak, médico e docente de Medicina Interna, na Universidade da Silésia, Polónia, dirige o Departamento de Doenças Internas daquele estabelecimento. Doutorado em Medicina, trabalhou em Paris na Clínica de Doenças Mentais e do Encéfalo e no Departamento de Psicologia da Universidade de Stanford, USA. Tem participado em projectos europeus de estudo dos comportamentos ligados à saúde. Interessa-se pelas ciências cognitivas, psicoterapia, medicina comportamental e psicossomática, além das ciências computacionais, redes neuronais e inteligência artificial.

Frank McGillion, investigador da obra de Freud e Jung, participa de inúmeras sociedades científicas e literárias no Reino Unido. Doutorado em Medicina, na especialidade de Neurofisiologia e Psicofisiologia, pela Universidade de Glasgow, pós-doutorado em Oxford, investigador da historia da medicina e dos sistemas de crenças tradicionais. Os seus interesses eclécticos levam-no a explorar a Psicologia, a Filosofia e o Esoterismo. Mais recentemente, analisou em livro o conhecimento actual da glândula pineal e a sua influência no modo de processamento dos sistemas de crenças.


Stanley Krippner, psicólogo de renome internacional, dedicado aos estudos da consciência e dos seus estados alterados. Doutorado em Psicologia Educativa, na Northwestern University, USA, dirigiu o Maimonides Medical Center, em Nova Iorque e orienta a investigação no Saybrook Graduated School, em São Francisco. É membro de diversas associações internacionais de Psicologia, Parapsicologia, de estudos do sono, da dissociação e da hipnose clínica. Publicou cerca de 500 artigos e é responsável pelo desenvolvimento da investigação académica e da formação nas áreas da consciência.

Auguste Meessen
, professor emérito e investigador da Universidade de Louvaina, Bélgica. Doutorado em Ciência, lecciona Física Teórica, Mecânica Quântica e Física Matemática, entre outras disciplinas, tendo conduzido investigação fundamental e teórica em Física Nuclear e Física do Estado Sólido. É investigador associado do Massachusetts Institute of Technology, USA e autor de duas importantes obras científicas: “Optical Properties of Thin Metal Films” e “Spacetime Quantization, Elementary Particles and Cosmology”, nas prestigadas revistas Progress in Optics and Foundations of Physics. 

Vítor Rodrigues, licenciado em Psicologia, área Clínica, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa em 1984; Doutor em Psicologia, área Educacional, pela mesma Faculdade em 2002. Actualmente é professor adjunto na Escola Superior de Enfermagem de Évora. Foi assistente na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa entre 1988 e 2001. É delegado da European Association for Psychotherapy, presidente da Associação Luso-Brasileira de Transpessoal e vogal na Direcção da European Transpersonal Association.

Raul Berenguel, MSc, Informático, é investigador associado do CTEC da Universidade Fernando Pessoa, tendo iniciado as suas pesquisas em 1971. Pertenceu ao CEAFI (Centro de Estudos Astronómicos e Fenómenos Insólitos) e à CNIFO (Comissão Nacional de Investigação do Fenómeno Ovni). Foi fundador da SPEC (Sociedade Portuguesa de Exploração Científica). É autor de publicações sobre diversas “áreas de fronteira”. Foi professor de Informática no Ensino Secundário, formador e bolseiro de investigação no Ensino Superior. 

Fernando Fernandes, docente no Instituto Superior de Engenharia do Porto, é Doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computa-dores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Foi membro fundador da Sociedade Portuguesa de Exploração Científica. É investigador-associado do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência – Universidade Fernando Pessoa e membro do Colectivo CDU da Fundación Anomalía, Espanha. Entre as áreas de interesse destacam-se a Parapsicologia / Experiências e crenças paranormais e os estudos sobre a Consciência e os seus estados modificados…